Marcadores

sábado, 15 de dezembro de 2012

O meu canto é só tristeza



No passado, não tão distante eu era um ótimo cantor,
Não quero me vangloriar, estou falando a verdade,
Eu cantava alto, imponente, forte e sobre tudo com alegria,
De tão bem que eu cantei, me prenderam nesse lugar,
Ai de mim! Vida melancólica, canto agoniado!
Entristecido.

Nessas grades não tenho como me expressar,
Ando de um canto a outro, sem pressa, não há muito o que fazer,
Esperam que eu cante, quem um dia iria dizer,
Que minha maior virtude, viraria um dia minha sentença, 
Minha prisão.

Feliz deve ser o pardal, que vive pelo mundo, sem ninguém se importar,
Rouba alpiste, faz seu ninho nos telhados, de longe o vejo a me zombar,
Quem mandou saber cantar?
Dizia ele zombando, mas, sei que ele fazia isso para não mostrar,
Era pena que ele tinha de mim, mas sou orgulhoso demais para aceitar.

Essa sela é triste, mal posso ver o sol, quase não sopra vento,
Não há felicidade nesta prisão, mas ainda cantava feliz ao lembrar,
De minhas plateias, do mundo mundo que era tão meu, do eco da minha voz,
da água fresca na foz, do riso da criança ao admirar, do arco-íris no leste à se formar.

Um dia meu carrasco, um homem sem coração, furou-me os olhos, 
Veja quanta ingratidão!
Desde então não vejo a luz, não vejo o sol, sou prisioneiro da escuridão,
Ele diz que meu canto agora é mais sereno, é mais bonito,
Mas, que raio de beleza existe no sofrimento então?

Esqueci de onde vi, mas ainda posso imaginar,
No breu em que me puseram me ponho a sonhar,
Com as flores e as luzes do dia que me inspiravam a cantar,
Hoje, apenas uma lembrança no meu velho assoviar,

Meu nome é Assum Preto, e minha sina é "melodir",  
Meu canto é a tristeza e a alegria do perverso que se pois a sorrir,
Oh, entenda minha tristeza, o porque não sei sorrir,
Mas outra vida virá onde ninguém vai me prender,

E nesse dia apenas a liberdade eu ei de cantar. 

Um comentário:

  1. Que lindo e triste, e essas duas palavras resumem esse lindo texto. Só pelo fato de achar algo belo o homem na sua mesquinharia toma-o para si, isso não é só no canto do pássaro, mas em tudo que o rodeia, esse texto tem muitas interpretações, parabéns.

    ResponderExcluir