Marcadores

segunda-feira, 1 de outubro de 2012





Posso contar uma história?

Augusto sempre foi bonito, inteligente, calculista. Poderia resumi-lo nessas três coisas, embora eu saiba que ele é bem mais que isso. Ele era um dos filhos mais novos de um casal de uma cidade simplória, pai pedreiro, mãe dona de casa, e muitas bocas para alimentar, o comum da época. Ele sempre foi esforçado, sempre soube de seu potencial, então, ainda jovem saiu daquela cidadezinha sozinho, mudou de estado, foi para um colégio interno, era jovem, porem bem maduro, sabia o tempo certo de viver, e sabia que esse era seu tempo de se preparar para a vida, isso não era questionável.

Josefa, bem, era uma bela jovem de longos cabelos lisos e negros, muito sonhadora de uma cidade bem pequena também, estado vizinho, nem sonhava em conhecer Augusto, e talvez nem teria olhado para ele nessa época, seu coração era de Pedro e isso era imperativo, Pedro sabia de seu amor, e foram crescendo, crescendo sabendo de seus sentimentos, pouca coisa poderia mudar, talvez foi assim, não sei, mas a vida as vezes prega peças, o destino se ajeita da forma que ele deve ser, nem sempre como queremos. Pedro, que sabia que era amado, que talvez a amava (não sei muito sobre ele) acabou passando por uma tragédia: seu pai foi morto por um membro de sua própria família, e ele jurou vingar-se, abandonou a cidadezinha e tudo que ele conhecia como bom e seu, foi embora pela vingança, Josefa o esperou por anos, mantendo seu sentimento, mas, o destino ironicamente fez que sua história de amor acabasse ai.

Augusto concluiu seus estudos, por algum motivo que só a linha do destino pode saber foi morar na cidadezinha daquela linda garota sonhadora, que se tornara uma mulher mais linda ainda, porém, já não tão sonhadora, pensava em Pedro, mas a vida seguia, tinha outros namorados, mas nenhum servia. Mas a vida seguia, e seguiu até olhar nos olhos de Augusto, e ela ter certeza que se não fosse com ele, não seria com mais ninguém. E eles se apaixonaram, eles casaram, tiveram filhos,  alegrias e tristezas, como todo casal, mas aí me pergunto. Será que um dia Augusto soube do amor de Josefa por Pedro? 

Se sabe que Augusto, após ter concluído seus objetivos teve muitas namoradas, sua vida estava traçada, e por algum motivo se enamorou de alguém que de outro estado, na cidade que recém chegara, será que ele amou alguém antes de Josefa?

E se Pedro desistisse de sua vingança, será que Josefa nunca teria se apaixonado por Augusto? Ou teria reconhecido o amor tarde demais nos olhos dele? Teria ela sido mais feliz? 

Escolhas, elas fazem mais diferença do que se pode imaginar, será que algum dos três pensou nisso? Bom, Augusto pensava em tudo, mas, será que pensou nisso? Josefa teria uma vida melhor? Se ela pudesse voltar atrás, ela teria feito a mesma coisa? E Pedro? O que Pedro faria? Onde está Pedro? 

São protagonistas da vida real, são contos de realidade, são as escolhas, ou o destino? Estará alguém, algo em algum lugar escrevendo histórias, ligando pessoas em fio invisíveis, será que tudo valeu a pena? Bem, eu não sei, mas espero que ela tenha tomado a decisão certa, que seja feliz como sempre sonhou ser, mesmo com todos os problemas da vida real, que ainda tenha, mesmo que bem escondido dentro de si a menina do coração bonito, que ouvia a mãe como a um oráculo, que entende do amor, mais do que eu, e que por amor sabe que só ele vale a pena nessa vida. Espero que um dia ela sente ao meu lado e me conte essa história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário